Historial

O “RANCHO FOLCLÓRICO SANTO ANTÓNIO DANÇAS E CANTARES“, foi fundado a 29 de Janeiro de 1996, com base em profissionais do Hospital Geral de Santo António.

Representa a região entre o AVE e o VOUGA e baseou-se numa pesquisa efectuada em  livros da época existentes na Biblioteca do Hospital, na história dos antigos Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia do Porto, fotografias, extractos de pequenas notícias da imprensa da época (os que ainda eram legíveis) e o contacto com as gerações mais idosas, que recorriam aos serviços médicos desta Instituição e cuja naturalidade englobava os habitantes  das Regiões entre o Ave e o Vouga, passando pelas Terras da Maia e Feira, conseguindo-se, assim , recuperar algumas das suas danças , cantares e modo de trajar.

Dos trajes usados pelos seus componentes destacam-se: os trajes ricos, de domingar, de vendedeira de pão, leiteira, romeira e de trabalho.

A tocata é constituída por instrumentos tradicionais: Concertina, Reco, Ferrinhos, Bombo, Cavaquinhos e outros.

Desde a sua fundação, o Rancho Folclórico “Santo António Danças e Cantares” tem participado em diversos Festivais Nacionais e Internacionais e outras manifestações de cultura popular. Participou , também em programas televisivos na RTP 1 e TV Galiza (Espanha).

Na época Natalícia sai às ruas para levar a cada porta os Cantares de Janeiras e Reis, mantendo a tradição daqueles que viveram no fim do século XIX e princípio do século XX.

No final do ano de 2009, e com a extinção da ACEF, o Rancho passou a fazer
parte da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar do Porto.